O charme das luminárias

As luminárias valorizam os pontos de luz dos ambientes. Essas peças complementam a decoração e cada modelo oferece uma iluminação diferenciada. Na hora de escolher uma luminária, é importante lembrar que uma boa iluminação deixa o ambiente mais aconchegante.

 

Para não ficar na dúvida, veja quais são os principais tipos de luminárias e suas diferenças:

 

Embutidas: Elas são embutidas no teto. São discretas e proporcionam um ambiente mais clean. Ideais para ambientes de pé direito baixo. Possuem diversos modelos, com ou sem fechamento em acrílico ou vidro, direcionáveis ou fixas.

 

 

Plafon: São luminárias instaladas bem próximas ao teto. Utilizadas em diversos ambientes e servem como peça central do espaço.  Dependendo do material elas geram efeito de luz indireta ou difusa.

 

 

Pendente: É uma peça funcional. Dá um toque decorativo devido ao seu design. Os pendentes descem do teto por fios elétricos e, às vezes, também por cabos. Ideais para ambientes que têm pé direito médio ou alto. Geralmente são utilizadas sobre mesas de jantar, bancadas, aparadores e etc.

 

 

Lustre: É um tipo de luminária composto por vários braços que se unem em uma estrutura central, formando um candelabro. Os lustres se destacam pela sua versatilidade como fonte luminosa e objeto de decoração. Normalmente utilizados em salas de estar e jantar, lugares onde podem ocupar espaço de destaque.

 

 

Spots: Seu foco de luz é centrado e direcionado, iluminando um ponto específico. São pequenos e discretos. Ideal para quando se quer dar destaque para um objeto ou peça decorativa como quadros e esculturas.

 

 

Abajur: Do francês abat-jour, que significa “abaixar a luz” ou “quebra-luz”, essa peça torna a luz mais suave e difusa. Além de deixar o ambiente mais confortável, também atua na decoração, tanto em residências como espaços comerciais (bares e restaurantes). Normalmente são encontados sobre mesas de cabeceiras, mesas laterais e aparadores.

 

 

Luminária de pé: Como sua luz é direcionada, geralmente é usada para leitura, mas há vezes em que serve apenas como decoração. Possui base própria, sendo assim, pode ser colocada diretamente no chão.

 

 

Luminária de mesa: Tem a mesma função que a luminária de pé. A diferença entre elas é que a de mesa precisa de um suporte. Ela fica apoiada sobre uma superfície (mesa, criado-mudo, escrivaninha e etc.).

 

 

Arandela: Seu objetivo é iluminar o plano geral do espaço onde está inserida. Produz um efeito de luz difusa e indireta. As arandelas são sempre instaladas nas paredes e dependendo da forma e do material, quando ligadas formam diferentes sombras e desenhos nas paredes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.