Feito de cimento, o ladrilho hidráulico recebeu esse nome porque as peças, após serem retiradas das formas, passam cerca de oito horas debaixo d’água para a cura. Esse produto possui elevada durabilidade e aspecto ecológico, já que sua produção não consome energia e nem emite gases.
Uma desvantagem dessa peça é o alto custo, dificultando o uso em grande quantidade. E a única contraindicação é o uso em áreas como garagens, onde há sobrepeso.
O ladrilho hidráulico une destaque e beleza ao ambiente, criando um espaço de estilo e originalidade.
Esse material faz muito sucesso por causa da sua versatilidade. Além de poder ser aplicado tanto em pisos quanto em paredes de áreas internas e externas, possui uma infinidade de estilos, desenhos e cores. Para não errar e acabar exagerando visualmente na decoração, a dica é adequar os ladrilhos às cores que já estão presentes no espaço ou associá-los aos tons e materiais mais neutros, como placas de cimento e madeira.
Com algumas imagens de diferentes ambientes é possível notar a versatilidade do ladrilho hidráulico:
O que podemos perceber com esses exemplos é que através da aplicação do ladrilho hidráulico o piso ou parede deixa de ser apenas um revestimento e passa a ser parte da decoração.