Especial: Dia das Mães!

A MATERNIDADE E A CARREIRA NA ARQUITETURA

Por Marina Otte

Ser mãe é desafiador, seja qual for seu status: com jornada dupla, tripla, cuidando da casa; com ajuda, sem ajuda. Casada ou solteira. Todas são desafiadoras por um único motivo: um serzinho pequeno e indefeso que depende de você para viver e que vai mudar sua rotina, seja ela qual for.

 

A vida diária nos traz diversos embates entre quanto tempo passo a me dedicar a cada uma das atividades que preciso desempenhar, e esse foi o fator mais desafiador na minha rotina de arquiteta e designer. Depois de muitos ajustes (que continuarão por muito tempo, diga-se de passagem) hoje me divido entre os cuidados do meu filho e a carreira profissional. Tenho a possibilidade de ficar as tardes com ele e trabalhar na parte da manhã e da noite.

O meu trabalho permite isso, mas o que ninguém vê é que também trabalho nos finais de semana com minhas aulas (além do escritório, leciono e sou coordenadora de cursos na área da Arquitetura e Design) e por isso “compenso” nas tardes semanais meu tempo com meu filho. O que quero dizer com isso é que ninguém sabe melhor da sua realidade do que você mesma, não existe fórmula pronta ou manual do que é certo ou errado.

O importante é no tempo em que você tiver com seu filho: seja ele final do dia, de noite, o dia todo, somente finais de semana, somente algumas horas, tenha tempo de qualidade com eles, crie memórias, são elas as que ficam.

05/07/2022  18:55:24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.